Vídeos

Pesquisa pode baratear etanol de segunda geração

Pesquisadores do Laboratório de Bioquímica de Plantas da Universidade Estadual de Maringá (Bioplan-UEM) e do Laboratório de Fisiologia Ecológica da Universidade de São Paulo (Lafieco-USP), fizeram uma descoberta que pode baratear o etanol de segunda geração. I AgroMais

Nature Positive Universities

Lentilhas d'água e seu potencial para produção de bioetanol

Doutoranda do INCT do Bioetanol vence pela segunda vez consecutiva o Prêmio Vídeo Pós-Graduação - USP, categoria Multidisciplinar

O prêmio é uma parceria da USP com a TV Cultura. 

O vídeo, cujo título é “Vias de percepção e sinalização de açúcares durante o desenvolvimento da cana-de-açúcar (Saccharum spp)”, é tema da tese de doutorado da aluna, e faz parte do INCT do Bioetanol, sendo desenvolvido no LAFIECO. 

A aluna, Lauana Pereira de Oliveira, já havia vencido na mesma categoria no ano passado.

Marcos Buckeridge - Using endogenous molecular and biochemical mechanisms for biomass pretreatment

Marcos Buckeridge - Using endogenous molecular and biochemical mechanisms for biomass pretreatment  - a apresentação começa em 28:22.

Desafio da ciência básica sobre a cana-de-açúcar entre 2008 e 2021

Palestra: "Desafio da ciência básica sobre a cana-de-açúcar entre 2008 e 2021: parede celular, fisiologia, enzimas e expansão frente a mudanças climáticas" ministrada pelo Dr. Marcos Silveira Buckeridge, no evento “Inovações no setor bioenergético pós-pandemia - segundo dia”, do canal NEPBio. Veja diretamente no Youtube clicando no link abaixo ou em: https://youtu.be/uTeziZ6DkZk   

Decifrando o código glicômico para melhorar a hidrólise da parede celular de cana de açúcar

Esta palestra foi ao ar em 01 de abril de 2021

INCT Bioetanol

Objetivos e resultados parciais do INCT Bioetanol, por Marcos Buckeridge durante o III Seminário Nacional de Avaliação dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) 

Desafios do etanol | Entrevista - Ciência e Energia

Marcos Buckeridge fala com Paulo Saldiva sobre a geração de emprego, a produção de energia e o combate do aquecimento global na produção de etanol a partir de estudos botânicos. 

 02/09/2019

Laboratório de Microbiologia e Biologia Celular – USP/Ribeirão Preto

O Laboratório de Microbiologia e Biologia Celular, sob responsabilidade da Profa. Dra. Maria de Lourdes Polizeli e vinculado ao Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), tem como principal linha de pesquisa a produção enzimática por microrganismos, como fungos filamentosos. As enzimas de interesse, como amilases, xilases e pectinases, atuam na degradação de parede celular de plantas e podem ser aplicadas na indústria de bioenergia e biocombustíveis.  

A aluna de Iniciação Científica Inaiá Ramos Aguiar, bolsista do INCT do Bioetanol, nos apresenta as atividades do laboratório e conta sobre seus projetos de pesquisa.

 14/03/2019